Marketing multicanal é imprescindível para o sucesso na internet. Ao diversificar seus canais de conteúdo, a empresa oferece diversas portas de entrada para público conhecer seus serviços ou produtos
Na atualidade, uma empresa que deseja divulgar e vender seus produtos ou serviços não pode prescindir da internet, de ter a sua marca presente em um ambiente digital. A produtora de conteúdo, especialista em mídias sociais e fundadora da Like Marketing, Rejane Toigo, explica que vender é se comunicar com as pessoas, reter a atenção e conduzir a mente delas até o produto.
“Onde estão as pessoas hoje em dia a não ser em seus smartphones, acessando alguma rede social? Hoje, estar no mundo significa estar no ambiente digital. Desse modo, para vender também é preciso, cada vez mais, marcar presença digitalmente”, explica.
Toigo admite não conseguir vislumbrar uma empresa, no presente, que possa ter um crescimento sustentável sem digitalizar alguma parte do seu processo comercial, seja na captação de clientes, seja no atendimento, seja diretamente na venda, seja na entrega dos produtos.
Marketing multicanal é imprescindível para o sucesso na internet. Segundo a especialista, mesmo um negócio físico precisa estar presente na internet. “Um restaurante, por exemplo, precisa pelo menos usar os meios digitais para chamar os clientes até o seu estabelecimento”, diz. Citando Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing vivos, Toigo comenta que nos próximos anos existirão dois tipos de empresa: as que estão no digital e as que desaparecerão.
Mas não basta apenas a presença digital para se obter bons resultados. É preciso, como aponta Toigo, “ter uma estratégia de marketing de conteúdo multicanal, ou seja, que se utiliza de várias plataformas (site, blog, redes sociais) para atingir os objetivos comerciais do negócio”.
“Até existem correntes que defendem que é possível focar em apenas um canal de marketing, mas eu não acredito que isso seja eficiente”, analisa a produtora de conteúdo. Ao diversificar seus canais de marketing, a empresa ou mesmo o profissional liberal oferece ao possível cliente diversas portas de entrada para interagir com conteúdos, fazendo com que a marca se torne mais conhecida e as chances de consumo do produto ou serviço aumentem.
Toigo ressalta, porém, que não existe fórmula pronta quando o assunto é marketing multicanal; cada tipo de negócios deverá contar com uma estratégia customizada. “Nós sabemos cada vez mais que os canais digitais estão dialogando com diferentes perfis comportamentais que se encontram em distintos momentos da jornada de compra”, comenta.
Marketing multicanal é imprescindível para o sucesso na internet. Para uma estratégia multicanal ser mais efetiva, então, de acordo com a especialista, é preciso que a empresa domine como funciona a jornada de compra do seu cliente em potencial, saiba quais canais ele mais utiliza e favorecem que tenha contato com conteúdo para se converter em cliente.
“Saber quais são as dúvidas e os problemas que a pessoa enfrenta, como se sente, conseguir definir seu perfil comportamental e sua persona, tudo isso é necessário para que se consiga produzir conteúdo que converse com o cliente em potencial e o conduza até o produto”, salienta Toigo.
Conforme a fundadora da Like Marketing, ao entregar um conteúdo assertivo, “a empresa ou profissional se posiciona como especialista a respeito do assunto que o cliente busca na internet e, dessa forma, aumenta a possibilidade de seu serviço ser procurado ou seu produto, adquirido”.
Fonte: https://administradores.com.br/