Um mundo digital sem cliques pode estar mais próximo do que pensamos.

Mouse

Um mundo digital sem cliques pode estar mais próximo do que pensamos. Lembra quando medimos tudo no marketing digital em cliques? Taxas de cliques, taxas de clique para abrir e custo por clique são apenas algumas das métricas pelas quais os profissionais de marketing juram. Ainda o fazemos, mas talvez não por muito tempo.

 

O conteúdo de clique zero é a norma: a maioria das plataformas de mídia social tirará o alcance orgânico precioso se você ousar adicionar um link em sua postagem. Então, a maioria dos usuários tenta aquele truque horrível chamado “link nos comentários”. Isso torna as coisas mais difíceis para todos, para a pessoa que publica e para quem lê, mas estamos dispostos a nos esforçar ao máximo para obter um melhor alcance, não é?

 

O conteúdo de clique zero também é predominante no mundo do SEO. Os trechos em destaque foram introduzidos pelo Google em 2014, quase uma década atrás. Assim como as plataformas de mídia social, o Google também tenta limitar o número de cliques.

 

Agora você pode ver o tempo sem clicar em um site de previsão do tempo ou até mesmo converter pés em metros diretamente no Google. O SparkToro tem uma excelente análise sobre o conteúdo de clique zero e é responsável por cunhar o termo.

 

Mas a peça deles apareceu antes do ChatGPT conquistar o mundo. As coisas estão ainda mais sombrias agora.

 

A ascensão da IA ​​e a queda do outrora poderoso clique

Mais de dois terços das buscas no Google terminam sem um único clique. Mas você sabe quais pesquisas sempre terminam sem cliques? Pesquisas de IA.

 

Um mundo digital sem cliques pode estar mais próximo do que pensamos. Como os assistentes de IA nos ajudam a navegar por oceanos de dados, não precisamos mais clicar. Somos todos fundamentalmente preguiçosos e, quando a IA promete reduzir nosso tempo de trabalho pela metade, pulamos a bordo, precisão e originalidade que se danem.

 

Para os profissionais de marketing, no entanto, a promessa da IA ​​de simplificar nosso trabalho realmente não se sustenta.

 

Sim, pode levar menos tempo para produzir conteúdo. Você pode usar o ChatGPT como assistente de trabalho cognitivo ou como auxiliar no processo de ideação. Eu não recomendaria mais nada porque o conteúdo de IA é essencialmente plágio e não combina bem com os mecanismos de pesquisa.

 

Em outras palavras, o conteúdo comoditizado por IA . Quando o conteúdo (medíocre) é fácil de produzir, os profissionais de marketing precisam trabalhar muito em outras coisas, como distribuição e garantir que seu conteúdo (que idealmente não seja medíocre) seja visto e lido.

 

Como prosperar em um mundo de cliques zero

Se você já lê minha coluna aqui há algum tempo, sabe que sempre recomendei construir sua casa em seu próprio terreno digital . A mídia social é um terreno emprestado.

 

Um mundo digital sem cliques pode estar mais próximo do que pensamos. Embora você ainda possa usar links em suas postagens de mídia social, use-os para atrair usuários para seu próprio site – o ativo sobre o qual você tem controle total. Lembre-se de que você nunca receberá um alerta antes que um algoritmo de mídia social se volte contra você.

 

Em seguida, use menos conteúdo fechado e ofereça mais valor inicial. Se você criar um whitepaper ou um eBook, certifique-se de que vale a pena baixá-lo. Tem que ser um trabalho 100% original, um relatório de pesquisa ou algo semelhante.

 

Por fim, volte aos clássicos: o e-mail ainda é o melhor canal de marketing em termos de ROI . Melhor ainda, você tem controle total sobre quem vê o que você envia. Você possui seu público mesmo quando decide mudar de plataforma. Eu uso o ConvertKit para enviar e-mails para meus assinantes porque acho que eles têm a plataforma mais robusta e fácil de usar, mas você pode escolher qualquer outra – há muitos deles por aí!

 

Você sempre pode mudar seu provedor de serviços de e-mail sem perder seu público, mas não pode mudar do Instagram para o LinkedIn e ainda manter seus seguidores.

 

Pensamentos finais

Embora um mundo de clique zero possa soar como o fim de uma era (e pode ser!), para profissionais de marketing experientes é apenas um reajuste. Os princípios permanecem os mesmos, apenas os canais que usamos e a forma como os abordamos mudam.

 

Porém, é importante atentar para o contexto. Você não pode confiar em uma plataforma de mídia social para a maior parte de seus leads, por exemplo.

 

Se você precisar de mais informações sobre o que o futuro reserva e para quais tendências de marketing e negócios você deve se preparar, assine meu boletim informativo, Ideas to Power Your Future . Meus assinantes dizem que minhas análises “vale a pena pagar”. Eu os envio de graça, porém, toda quinta-feira. Vejo você em sua caixa de entrada!

 

Fonte: https://www.sitepronews.com/

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